O QUE É A ROSA DO DESERTO

rosa do deserto como cuidarRosa do Deserto não é só a planta do momento! Ela veio para ficar!

Caule gorducho, fatura de galhos e flores, conheça agora o que é a rosa do deserto - adenium obesum

A rosa do deserto também conhecida domo flor do deserto ou flor do sertão é originária da Africa e região é da fámilia das Apocynaceae e pode chegar aos 3 metros de altura. Mas, calma, no cultivo de rosa do deserto costumamos falar que o tamanho do vaso determina o tamanho da planta, e isso de fato se comprova no cultivo. Sendo assim, se o vaso (pote) for mais fundo e com a boca maior, mais ela crescerá.

Caudex das rosas do deserto

Bom, esse é um capítulo a parte, já que o Caule (caudex) em geral gorducho é uma das belezas mais explicitas e claro perene no que se refere a beleza das rosas do deserto, já que as flores nascem e caem a todo momento, e o caudex se mantém alí lindo e gorducho.

É no caudex da rosa do deserto que elas criam uma reserva d`água para passar longos períodos de estiagem no deserto. Fazendo esta reserva elas geram as mais inesperadas formas, algumas até confundidas com traços humanos e de animais. Há quem diga com convicção que prefere mais a beleza dos caudex do que as flores. Bom, eu sou um dos amantes dos gorduchos caudex.

 

 

Flores das rosas do deserto

Esse é um capítulo bem interessante, e digo logo de cara que a possibilidade de core é infinita. A cada dia são apresentadas novas cores por produtores de rosas do deserto. Isso porque criando uma imagem na sua mente imagine que pegnado o pólen de uma determinada cor e polinizando outro planta com cor diferente ela vai gerar uma vagem que em média gera umas 80 sementes. E claro, provavelmente todas saírão com tons diferentes uma das outras. Consegue imaginar o que pode vir pela frente a cada plonização de espécimes selecionados?

Rosa do deserto dobrada, triplas, quadruplas...

Com o advento da polonização controlada pelo homem surgiram plantas com flores que apresenta camadas duplas (duas camadas de pétalas) assim como triplas, quadruplas, e por aí vai. Existe um fascínio e um desejo muito grande por estes exemplares, e claro isso é perfeitamente compreensível! As dobradas, triplas e tudo mais são os xodós dos colecionadores e dos que querem ter em sua casa e ou jardim exuberantes flores com cores únicas e lindas!

 

 


Como cuidar da rosa do deserto

Cuidar das rosas do deserto é muito fácil. Tenha sempre em mente tres elementos: Substrato, Sol e Água. Estes são os elementos básicos para cuidar bem de sua rosa do deserto. Além disso vai encontrar inumeras dicas e matérias na internet, mas, lembre-se, ela é do deserto, e isso faz com que a exigencia de inúmeras idéias exageradas podem até mesmo matar seu exemplar de rosa do deserto. Além disso você pode e deve utilizar uma fertilizante que seja solúvel em água. 

Substrato para rosa do deserto

Dever ser um substrato drenante (quando cai a água ela escoa rapidamente. Evitar uso excessivo de húmus e de esterco curtido. Prefira materiais leves e como citado que seja bem dreante. Exemplo de materiais drenantes: Casca de arroz queimada, folha secas e trituradas, vermiculita, casca de pinus triturada e decomposta, casa de cupins triturdas, carvão e até mesmo pedriscos bem pequenos.

 

Sol para rosa do deserto

Deve ser cultivada preferencialmente a pelno sol. O ideal é que ao germinar as sementes esse processo seja feito a pleno sol para que as mudas se adaptem o mais rapido possivel ao ambiete que deverá ser cotidiano no seu cultivo. Claro que você pode fazer uma cobertura de material transplarente como plastico agrícola e ou telhas trasnparentes para evitar excesso de água ocasionado pelas chuvas. Em alguns locais onde o sol é muito forte pode ser utilizado como bloqueio um sombrite bloqueador a no maximo 30%. Imporante lembra que elas precisam de pelo menos 4 (quatro) horas de sol dáirias. 

 

 

 

 

 

 


Como regar rosas do deserto

Existem muitas teorias e inclusive lendas sobre as rosas do deserto. A mais famosa é que as rosas do deserto não gosta de água. Bom, afirmo que sim, elas adoram agua! O que elas não gostam e não toleram é o acúmulo de água no vaso (pote). Por isso é importante ter um substrato bem drenante para evitar o acúmulo exagerado de água. Resumindo: Considerando que sua planta está em um vaso observe o substrato e sempre que estiver bem seco você deve molhar bem! E molhar bem significa que de começar a sair água pelos furos do vaso. É vital que você deixe secar bem o substrato para então molhar bem! Na sua casa pode levar 2, 3, 4 dias para secar bem, e na casa do seu vizinho pode levar 1 semana. O que faz secar bem o substrato é o sol e o vento. Então observe bem e conheça sua planta e o quanto ela seca de acordo com o sol, vento e vaso onde ela está!




Como cultivar uma Rosa do Deserto?

Para cultivar uma Rosa do Deserto, plante-a em um solo bem drenado e arenoso, usando um vaso com furos de drenagem. A planta deve receber bastante luz solar direta, idealmente de 6 a 8 horas por dia. Regue com moderação, permitindo que o solo seque completamente entre as regas.


Qual é a temperatura ideal para a Rosa do Deserto?

A Rosa do Deserto se adapta melhor a temperaturas entre 20 e 35 graus Celsius durante o dia e entre 10 e 15 graus Celsius à noite. Ela pode ser sensível a temperaturas muito baixas e pode sofrer danos se exposta a temperaturas abaixo de 7 graus Celsius. Evite geadas


Como e quando podar a Rosa do Deserto?

A poda da Rosa do Deserto pode ser feita no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Remova galhos secos, danificados ou doentes, e pode também para moldar a planta e controlar seu tamanho.
Locais que não tem temperatras baixas como é o caso aqui de Salvador, as podas podem ser feitas a qualquer época do ano. Apenas evitamos fazer na época das chuvas.


Quando a Rosa do Deserto floresce?

A Rosa do Deserto geralmente floresce na primavera e no verão, mas em condições ideais de cultivo, pode apresentar flores durante o ano todo.


Como propagar a Rosa do Deserto?

A Rosa do Deserto pode ser propagada através de sementes ou estacas. Para propagar por estacas, corte um galho saudável, deixe secar por alguns dias e, em seguida, plante em uma mistura de solo arenoso e bem drenado. Mantenha a umidade moderada até que a estaca enraíze.


Quais são os principais problemas enfrentados ao cultivar uma Rosa do Deserto?

Os principais problemas incluem rega excessiva, que pode levar ao apodrecimento das raízes, e a exposição a temperaturas baixas, que pode causar danos às folhas e aos caules.


Posso cultivar uma Rosa do Deserto em ambientes internos?

Sim, a Rosa do Deserto pode ser cultivada em ambientes internos, desde que receba luz solar direta suficiente, seja plantada em um solo bem drenado e tenha um bom regime de rega.
É necessário pelo menos 4 horas de iluminação solar direta na planta.


QUER APRENDER MAIS DE FORMA GRATUITA?
Temos aulas verdadeiramente gratuitas onde você recebe o link das aulas uma vez por semana ou a cada 10 dias no seu WhatsApp.
Só informar o número. Faça isso no link abaixo:
https://valmoradenium.com.br/